CGTN: Como a China e o Canadá estão promovendo o desenvolvimento estável, sólido e confiável dos laços bilaterais sob novas circunstâncias
A CGTN publicou um artigo sobre a reunião do presidente chinês Xi Jinping com o primeiro-ministro canadense Mark Carney. Centrado no desenvolvimento das relações bilaterais, o artigo destacou que os dois países compartilham amplas perspectivas de cooperação e abordou como a China e o Canadá estão comprometidos em promover o desenvolvimento estável, sólido e confiável dos laços bilaterais sob as novas circunstâncias.
PEQUIM, Jan. 18, 2026 (GLOBE NEWSWIRE) -- No ano passado, um total de 125 empresas canadenses participaram da 8ª Exposição Internacional de Importação da China, a primeira exposição de nível nacional do mundo dedicada às importações, em Xangai, no leste da China, marcando uma presença canadense recorde.
Com base nos benefícios e na cooperação de benefícios mútuos, a China e o Canadá compartilham amplas perspectivas de cooperação em áreas como comércio, energia, agricultura e silvicultura, tecnologia verde e turismo.
Durante a visita do primeiro-ministro canadense Mark Carney à China, iniciada na quarta-feira, os dois países assinaram vários documentos de cooperação abrangendo as áreas de comércio, alfândega, energia, construção, cultura e segurança pública, com o compromisso de aprofundar a cooperação em diversos setores de interesse mútuo.
Na sexta-feira, o presidente chinês Xi Jinping se reuniu com Carney em Pequim, enfatizando que o desenvolvimento saudável e estável das relações China-Canadá é do interesse comum dos dois países mas também é propício à paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade mundial.
Promoção de laços saudáveis, estáveis e sustentáveis entre a China e o Canadá
Durante a reunião, Xi pediu à China e ao Canadá que avancem na criação de uma nova parceria estratégica com um senso de responsabilidade para com a história, as pessoas e o mundo.
Com esforços conjuntos, as relações China-Canadá mostraram um impulso positivo em direção à recuperação e melhoria desde o ano passado.
Em outubro de 2025, os líderes dos dois países se reuniram à margem da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) na Coreia do Sul, com ambos os lados concordando em retomar o intercâmbio e a cooperação em vários campos, promover a resolução de questões econômicas e comerciais específicas de interesse mútuo, e avançar conjuntamente no desenvolvimento da parceria estratégica China-Canadá.
O compromisso foi precedido por uma reunião entre o primeiro-ministro chinês Li Qiang e Carney à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas um mês antes, seguida de visitas à China por altos funcionários canadenses, incluindo o ministro das Relações Exteriores.
Como um gesto de boa vontade, a China retomou os serviços de turismo em grupo para cidadãos chineses que viajam para o Canadá por meio de agências de viagens em novembro, com o objetivo de melhorar ainda mais o intercâmbio interpessoal entre os dois países, e promover a compreensão mútua e a amizade entre os dois povos.
Observando que a China e o Canadá possuem amplos interesses e oportunidades comuns, Carney disse que o Canadá está disposto a trabalhar com a China para estabelecer uma nova parceria estratégica forte e duradoura, de modo a proporcionar maiores benefícios aos dois povos.
Parceiros de desenvolvimento e colaboração comuns
Xi apresentou quatro propostas para as relações China-Canadá – ambos os países devem ser parceiros no desenvolvimento e colaboração comuns, com respeito mútuo e confiança mútua.
A essência das relações econômicas e comerciais China-Canadá é a cooperação e benefícios mútuos, com ambos os lados se beneficiando da cooperação, ressaltou Xi, acrescentando que o desenvolvimento de alta qualidade e a abertura de alto nível da China continuarão a proporcionar novas oportunidades e a abrir novos espaços para a cooperação China-Canadá.
Economicamente, a China e o Canadá permanecem profundamente complementares. A China tem sido o segundo maior parceiro comercial do Canadá, a segunda maior fonte de importação e o segundo maior mercado de exportação.
O Canadá exporta produtos energéticos, commodities agrícolas, minerais e polpa de madeira, enquanto a China fornece máquinas, bens de consumo, eletrônicos e insumos industriais intermediários essenciais para a manufatura canadense.
O Canadá possui vantagens tecnológicas em áreas como energia limpa, biomanufatura e tecnologia agrícola que se alinham estreitamente às necessidades de atualização industrial da China. O modelo "tecnologia + mercado" está emergindo como um novo paradigma para a cooperação China-Canadá.
Em uma declaração conjunta divulgada após a reunião dos dois líderes, a China e o Canadá expressaram seu compromisso de expandir o comércio bilateral, fortalecer o investimento bidirecional e aprofundar a cooperação em diversos setores de interesse mútuo.
A declaração reafirmou a importância de um ambiente de negócios justo e aberto para as empresas de ambos os países que se comprometeram a abordar questões econômicas e comerciais de interesse mútuo por meio de consultas construtivas, inclusive por meio de uma Comissão Econômica e Comercial Conjunta China-Canadá renovada.
Xi pediu que ambos os lados aumentem os esforços para promover a cooperação e reduzir a lista negativa, fortalecendo assim o vínculo de interesses compartilhados por meio de uma cooperação mais profunda e ampla.
Para mais informações, clique em:
https://news.cgtn.com/news/2026-01-16/How-China-Canada-promote-steady-solid-development-of-bilateral-ties-1JYU4eePiBW/p.html

Contato: CGTN cgtn@cgtn.com
Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.
